MANAUS - O prefeito do município de Tapauá, A 499 quilômetros de Manaus, Elivaldo Herculino dos Santos, foi preso no final da manhã desta segunda-feira por agentes da Polícia Federal. Ele é acusado de desviar cerca de R$ 600 mil das contas da prefeitura na campanha de 2008. Também foram presos o chefe de gabinete da prefeitura, Luiz Wagner Lopes Reis e a mulher do prefeito, Eurides Sousa dos Santos. De acordo com a polícia, o ex-prefeito Almino Albuquerque, que também teve a prisão preventiva decretada, está foragido.
Em setembro o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral anulou a decisão do juiz de Tapauá, Adonaid Tavares, que cassou em 29 de junho o prefeito e seu vice, Francisco Brandão, por prática de abuso do poder econômico nas Eleições de 2008. Apesar da relatora da matéria, juíza Joana dos Santos Meireles, votar pela manutenção da sentença, juntamente com o juiz federal Márcio Coelho de Freitas, o voto divergente do juiz Victor Andre Liuzzi foi seguido pelo desembargador Flávio Pascarelli e pelos juristas Mário Augusto Marques e Vasco do Amaral.
O prefeito voltou ao cargo e o Pleno decidiu que o processo que o cassou voltasse a fase inicial. Elivaldo já havia sido afastado do cargo no ano passado quando a juíza Joana dos Santos Meireles, determinou a prisão dele, após um inquérito da Polícia Federal indicar que ele teria desviado R$ 600 mil das contas da prefeitura.
Além do desvio de dinheiro, o prefeito também deve responder por falsidade ideológica, em fraude de documentos públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário